O seu e-mail foi enviado

sair

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Cancelar

Os Quatro Elementos: a Terra

por Nuno Michaels


O Elemento Terra corresponde à função Sensação, na tipologia de Jung, e é o Elemento mais estável e seguro - energeticamente, aquele com a vibração mais lenta e por isso mais densa.

A Terra é o mundo do corpo, dos sentidos físicos e dos próprios objectos com os quais nos relacionamos. É a Terra que dá forma e confere realidade, solidez, estrutura, a tudo o que existe. Por isso a Terra está associada às formas - porque é com as formas q ue contactamos antes de perceber a essência que as anima. Porque a Terra se polariza nos sentidos, tende a apegar-se à sua necessidade de segurança sobre o real e desconfia de tudo o que não pode ver, tocar, cheirar. Tudo o que apela aos sentidos e ao prazer físico que nasce da relação com a matéria é um apelo à Terra que existe em cada um de nós.

A falta de afinação com o elemento Terra fala-nos da dificuldade em lidar com as questões práticas da sobrevivência, em suprir as necessidades de abrigo e sustento, em alimentar convenientemente o corpo físico, em cumprir com as obrigações do quotidiano, enfim - é não ter “os pés bem assentes” ou “plantados no chão” como diz, sabiamente, o nosso povo.

Os Signos de Terra - Touro, Virgem e Capricórnio - estão em contacto com a realidade do aqui-e-agora do mundo material. Confiam mais nos seus sentidos e no seu raciocínio prático do que nas inspirações, considerações teóricas ou intuições dos outros signos. Têm uma compreensão inata de como o mundo material funciona, com o acréscimo de paciência, preserverança e capacidade de realização que isso representa. É ao mundo material que vão buscar o sentimento de segurança.

Veja a continuação do artigo na próxima página

Comentários

publicidade
publicidade
Cálculo do signo ascendente

Outros Sites

Site

SAPO Mulher

Como ser feliz

Sete hábitos das pessoas verdadeiramente felizes.
Site

SAPO Saúde

Aliados da pele

Dermatologista ensina a escolher o protetor solar ideal para si
Site

SAPO Crescer

Ensinar a felicidade

Especialistas defendem que se pode (mesmo) aprender a ser feliz
Site

SAPO Vídeos

Cerca de 180 segundos com Gustavo Santos

Dicas todas as semanas para viver um dia-a-dia mais feliz
Site

SAPO Zen

Quanto tempo tem o tempo?

Alexandra Lemos explica o fascínio do tempo