O seu e-mail foi enviado

sair

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Cancelar

Capricórnio

por Paulo Cardoso



Capricórnio-Balança
Se o Balança se apaixonar por um Capricórnio sabe de antemão que terá quem cuide dele na velhice, mesmo que este lhe pareça demasiado convencional. Todavia o encontro destes dois Signos é um pouco complicado. Balança é do elemento Ar e Capricórnio de Terra. São dois elementos que não se interligam com facilidade. Capricórnio, circunspecto, realista e pragmático é um Signo de acção, que leva a vida muito a sério e pode ficar nervoso perante a tranquilidade e indecisão de Balança que, para mais, ainda é idealista, sonhador e romântico. Enquanto o Capricórnio aprecia a vida do lar e muitas vezes fica só, o Balança adora os eventos sociais e ver-se rodeado de gente! No plano económico, enquanto o Balança gosta de viver bem e não se importa de gastar dinheiro, o Capricórnio é austero e económico, pelo que podem surgir disputas. Na forma de gozarem as férias também estarão em desacordo, já que o Capricórnio quer é descontrair e descansar, enquanto que o Balança quer sonhar e divertir-se. Ambos vêem a vida por prismas completamente diferentes, mas se o Balança aceitar o Capricórnio, pode aprender com ele a ter ordem, tenacidade e encarar a vida com seriedade, e beneficiar da sua fidelidade quando ama, assim como do seu sentido de humor quando está feliz. O Capricórnio é muito responsável no seu trabalho e a sua ambição faz com que progrida nele. Mas, por tanto se dedicar ao trabalho, pode não ter tempo para dar as atenções e a ternura que o Balança necessita. Ele é um bom companheiro, não é possessivo nem ciumento, ama profundamente, e com o propósito de ser para sempre, de modo que se se conseguirem adaptar e forem tolerantes um com o outro, poderão tirar o melhor partido da relação. Sexualmente, os primeiros contactos podem ser um tanto frios, mas lentamente ir-se-ão descobrindo de modo que com muita sensualidade e ternura chegarão a um bom entendimento. A situação será bem melhor se os seus Ascendentes ou os Signos Lunares estiverem em Signos de Fogo. Capricórnio é tímido, reservado, pouco criativo e nada romântico, mas se o Balança for capaz de ir ao fundo do seu ser, talvez consiga que ele mostre os seus sentimentos e que queira aprender com o seu parceiro Balança a arte do amor e poder desfrutar dela. Capricórnio pode ensinar ao Balança a tomar decisões e a aprender com ele a ser flexível, diplomata e a apreciar as coisas boas da vida.

Se o homem for Balança e a mulher Capricórnio, este, regido por Vénus, dá e procura bastante o amor, não pode mesmo viver sem ele, pelo que acha a capricorniana um pouco fria e distante. Eles podem aborrecer-se juntos e, como são ambos Signos cardeais, têm os mesmos defeitos: tanto um como o outro gostam de dirigir. De fortes personalidades, poderão estimular se profissionalmente, mas deverão respeitar as suas diferenças. Todavia, o Balança é muito atraído pela capricorniana, mas ela despreza os homens fracos e superficiais. Por vezes ele pode ir procurar em outro lado o amor e o sexo de que necessita. Se o Balança for mais velho e mais maduro a relação terá mais hipóteses de sucesso. Com a mulher Balança e o homem Capricórnio, ele, introvertido e solitário, mas ambicioso, um trabalhador nato procurando a segurança material, vai poder achar a Balança superficial. No entanto, ao dar-lhe segurança material vai receber dela o afecto e o calor humano que afinal toda a gente precisa. O capricorniano sob o seu aspecto frio apaixona-se pela Balança de uma forma que, por vezes, se pode tornar mais tensa ou mesmo violenta. A Balança detesta violência e pode deixá-lo, o que o tornará muito infeliz. Como têm alguns defeitos em comum, podem haver lutas de força entre eles que poderão dar azo a separação ou a divórcio, situação essa que pode ser evitada tendo em conta os interesses materiais e familiares mútuos. Para que a relação perdure é preciso que o capricorniano seja mais sociável.

Capricórnio-Escorpião

Estes dois Signos completam-se, pois têm necessidade um do outro. A terra, elemento do Capricórnio e a Água elemento do Escorpião, sabem que não são nada um sem o outro. A Terra necessita da Água para ser fertilizada, e a Água precisa da Terra para a deter e envolver-se nela. O Capricórnio, o Signo da estabilidade, ao ser confrontado com o Escorpião, fica rendido ao seu olhar magnético, é como se a terra se abrisse a seus pés, e apesar de se esconder por detrás de uma máscara de frieza e impassibilidade, o Escorpião sabe entender os seus sentimentos. São ambos ambiciosos, gostam de possuir riquezas e ascender a postos de poder. O Capricórnio, com a sua tenacidade e inteligência, consegue normalmente os seus intentos, mas como por vezes é rígido, e dificilmente se adapta a mudanças, pode perder oportunidades. O Escorpião é semelhante em inteligência e impulsividade, mas como é muito intuitivo, facilmente se adapta a qualquer mudança e segue outro caminho para atingir o seu objectivo. Têm muito a aprender um com o outro. O Escorpião ensinará o Capricórnio a ser menos rígido e mais flexível e a saber mudar de opinião. Juntos podem fundar um negócio que será produtivo e os enriquecerá depressa. O Escorpião consegue muito bem descobrir os segredos dos outros, que guardará ciosamente. O Capricórnio geralmente não é curioso, respeitará as suas reservas, e nunca lhe dará razão para ciúmes. Ambos são muito possessivos, pelo que dedicarão a vida um ao outro não permitindo a interferência de terceiros. Não apreciam reuniões sociais e ficam encantados em sítios tranquilos onde descontraiam com amigos ou mesmo a sós. Sexualmente, a princípio podem ter algumas dificuldades já que o Escorpião é muito sexual e necessita de muito calor e intensidade no acto amoroso. Já o Capricórnio não mostra as suas emoções, e mantém os seus sentimentos sob controlo, podendo, por vezes, ficar assustado com a força do Escorpião, e tendo dificuldade em penetrar no seu mundo. Normalmente, precisa de tempo para se adaptar. Quando se sentirem seguros, serão capazes de se mostrar tal como são, e então o Capricórnio soltará as suas emoções e o Escorpião sentir-se-á confiante e seguro a seu lado.

No caso da mulher ser Escorpião e do homem ser Capricórnio, a ligação ou casamento pode ser feliz. Ambos são introvertidos mas têm sede de amor. Com ambições comuns e possuidores de fortes personalidades formam um par estável. Possuem o sentido das responsabilidades e das obrigações familiares, assim como têm aspirações espirituais. Estes dois Signos simbolizam a sabedoria e o conhecimento. Ambos Signos «femininos» são exclusivistas e possessivos, mas também muito agarrados um ao outro. No caso do homem ser Escorpião e a mulher Capricórnio, a situação é idêntica. Existe muita atracção sexual entre eles, uma vez que Marte está em «exaltação» no Signo de Capricórnio e formam um par apaixonado. Apesar do homem Escorpião ser um marido difícil de conviver, a capricorniana sabe como levá-lo. Muito exigentes, estimulam-se profissionalmente e podem criar uma empresa conducente ao sucesso, sendo indestrutíveis se unirem os seus esforços. Dados à filosofia, podem fazer juntos uma procura espiritual que os realizará. A sua vida em comum poderá ter uma longa duração.

Capricórnio-Sagitário

O Capricórnio, Signo do elemento Terra, sente uma magnética atracção pelo Fogo, elemento de Sagitário, ficando fascinado pelo seu calor e pelo seu brilho. Este, por sua vez, fica preso à segurança da Terra, à sua estabilidade, força e dureza, tudo quanto Capricórnio lhe pode dar. Sagitário é um ser cheio de vida, optimista, aventureiro e lutador, para quem a vida é um jogo, ao contrário do Capricórnio que circunspecto, prudente e ambicioso leva a vida muito a sério. O Sagitário irá aprender com o Capricórnio o sentido da realidade, a lógica que trava as aspirações que se podem tornar demasiado grandiosas. Sendo afinal tão opostos, é na forma de conceber o mundo que vão encontrar o pólo de atracções. O Sagitário cansado de viver aventuras e de correr riscos encontra no carácter reservado do Capricórnio muita paz e segurança. O Sagitário tem por hábito fazer comentários francos mas inoportunos e manifestar falta de tacto, mas o Capricórnio não se dá conta deles e vira-lhe as costas com a sua frieza e passividade o que desesperará o Sagitário. Uma coisa que pode gerar conflito entre eles é o que toca a dinheiro. O Sagitário não sabe fazer economias e o Capricórnio, por muito apaixonado que esteja, estará sempre disposto a controlar as despesas e a diminuir os gastos. Se o Sagitário confiar nele, só terá a ganhar pois este orientará as despesas de forma benéfica para ambos.

No relacionamento amoroso, o Sagitário, jovial e sedutor, conseguirá libertar emocionalmente o coração do Capricórnio, conseguindo uma vida sexual bastante satisfatória, mas terá de usar de grande paciência. O Capricórnio, regido por Saturno, não se entrega de imediato, primeiro tem de pensar bem antes de actuar. Uma mulher Sagitário com um homem Capricórnio podem conseguir uma ligação mas com algumas dificuldades pois são personalidades diferentes. Ela, extrovertida, optimista, calorosa, ele, introvertido, distante e pessimista. Enquanto ela prefere as aventuras e as viagens ele preza acima de tudo a estabilidade afectiva assim como a profissional. A sagitariana dinamiza o capricorniano, mas ele, que é ciumento e complicado, aborrece-se e pode deixá-la. Dependendo sobretudo dos seus temas natais, eles podem ir até ao divórcio, embora possam conter esta predisposição por causa dos interesses materiais e familiares que os ligarão por muito tempo. Como são ambos ambiciosos podem criar uma empresa em conjunto destinada ao sucesso. O capricorniano, um homem por vezes solitário, deverá dar liberdade e um pouco de independência à sagitariana para que a relação resulte. Talvez haja melhor compatibilidade numa ligação sem compromissos. No caso da mulher Capricórnio e do homem Sagitário a ligação pode ser difícil devido à instabilidade do sagitariano. Ele prefere as viagens e a aventura assim como os prazeres da vida. Ela preza a sua intimidade e a estabilidade material e afectiva. Pessimista e desconfiada a capricorniana não se aventura de ânimo leve, assume a sua carreira e os seus deveres de mãe, achando o sagitariano exuberante e instável. Ela tem dificuldade em confiar nele, e há riscos de infidelidade por parte dele podendo resultar em afastamento. Júpiter, que está em «queda» no Signo de Capricórnio, faz com que este casal resista dificilmente aos problemas que surgirão no decorrer dos tempos. Porém, com a maturidade o sagitariano irá apreciar melhor as qualidades da capricorniana.


Veja mais combinações na próxima página

Comentários

publicidade
publicidade
Cálculo do signo ascendente

Outros Sites

Site

SAPO Mulher

Desenvolvimento pessoal

Como gerir uma vida cada vez mais em rede
Site

SAPO Saúde

Frutos silvestres mantêm o cérebro jovem

Também previne o cancro e as infeções urinárias
Site

SAPO Crescer

Caso real

A história de uma gata que devolveu a voz a um menino autista
Site

SAPO Vídeos

Cerca de 180 segundos com Gustavo Santos

Dicas todas as semanas para viver um dia-a-dia mais feliz
Site

SAPO Zen

Viagem astral

Líssia Pinheiro explica-nos o fenómeno da saída do corpo