O seu e-mail foi enviado

sair

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Cancelar

O significado da Páscoa

Por Eunice Ferrari

A Páscoa, juntamente com o Natal, é uma das mais importantes datas para os cristãos, pois traz em sua simbologia todo o caminho do Cristo Jesus, desde Sua condenação até a Sua ressurreição e ascensão ao céu. Já para os judeus, a Páscoa tem um sentido diferente, pois é comemorada como um dia de liberdade, pois sua simbologia está relacionada com o fim da escravidão do povo judeu no Egito. A palavra Páscoa é de origem hebraica (Pesach) e quer dizer passagem. Seu significado judaico não foge muito do significado cristão, já que a morte, seguida da ressurreição, e em seguida, da ascensão, não deixa de ser uma passagem.

Todos nós precisamos entender que, além do grande prazer que sentimos em reunir a família e comer muito chocolate, os dias que antecedem a Páscoa podem e devem ser dias de introspecção, reflexão e rituais que elevem nosso espírito. Esses dias representam a nossa passagem da vida mundana até a morte de nosso pequeno ego, quando caminhamos nus em direcção à ressurreição e a um estado de consciência mais elevado, com o triunfo do espírito sobre a matéria.

Antigamente, algumas civilizações pagãs, nessa época do ano, saudavam e comemoravam a vida e a alegria de viver. Muitos rituais de fertilidade eram feitos em comemoração ao inicio da primavera, estação que trazia em si o símbolo da liberação por meio de novas colheitas. Para os pagãos, o ovo era o símbolo da fonte da vida e o coelho o da multiplicação da espécie, ambos indicando renovação e esperança. Como vocês podem perceber, seja qual for o povo que comemora, há uma simbologia essencial que representa a renovação da vida e a esperança e ressurreição do espírito.

Veja a continuação deste artigo na próxima página

Comentários

publicidade
publicidade
Cálculo do signo ascendente

Outros Sites

Site

SAPO Mulher

Desenvolvimento pessoal

Como gerir uma vida cada vez mais em rede
Site

SAPO Saúde

Frutos silvestres mantêm o cérebro jovem

Também previne o cancro e as infeções urinárias
Site

SAPO Crescer

Caso real

A história de uma gata que devolveu a voz a um menino autista
Site

SAPO Vídeos

Cerca de 180 segundos com Gustavo Santos

Dicas todas as semanas para viver um dia-a-dia mais feliz
Site

SAPO Zen

Viagem astral

Líssia Pinheiro explica-nos o fenómeno da saída do corpo